Stress profissional
- Clésio CM
- 21 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo.
O que o estresse faz no corpo.
O estresse afeta as funções fisiológicas, é uma resposta do corpo a um agente estressor externo. Ao perceber uma possível ameaça, o corpo reage liberando hormônios que tornam a reação a perigos mais rápida: a glicose, que fornece energia para fugir/lugar, aumenta no sangue; a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam bombeando sangue aos músculos; o sistema imunológico diminui sua atuação pois fica em segundo plano; a digestão piora pois o sangue se direciona a outros órgãos mais apropriados para reagir; as pupilas dilatam; etc.
Nos casos mais graves, a pessoa pode ter um infarto, um acidente vascular cerebral (AVC) e, até mesmo, desenvolver um câncer.
O estresse é uma resposta evolucionária que, em poucas medidas, é benéfica. Em leves doses o estresse pode ser positivo se levar a mudanças necessárias à vida do indivíduo e a melhoras no ambiente de trabalho. O problema é que agora o agente estressor não é mais um urso que atacou a caverna, mas sim o chefe que grita, xinga e obriga que o relatório de 232 páginas seja entregue no dia seguinte às 8 horas da manhã. O corpo não vê a diferença e, após um período extenso preso nessa condição, acaba sofrendo as consequências do estresse prolongado.
Confira 7 maneiras de lidar com a pressão no trabalho.
Organize a sua rotina. ...
Identifique a fonte da pressão no trabalho. ...
Saiba estabelecer limites e pedir ajuda. ...
Evite levar problemas do trabalho para casa. ...
Faça pausas durante o expediente. ...
Seja transparente com a liderança. ...
Identifique os gatilhos.
O que as empresas podem fazer para diminuir o estresse no ambiente de trabalho.
Ofereça um ambiente confortável. ...
Crie uma agenda equilibrada. ...
Incentive trabalhos em grupo. ...
Melhore a comunicação. ...
Mantenha uma boa alimentação. ...
Proporcione momentos de descontração. ...
Realize pesquisas de clima organizacional.