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Stress profissional




O estresse é considerado um dos maiores males da atualidade. Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu tempo no trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo.


O que o estresse faz no corpo.


O estresse afeta as funções fisiológicas, é uma resposta do corpo a um agente estressor externo. Ao perceber uma possível ameaça, o corpo reage liberando hormônios que tornam a reação a perigos mais rápida: a glicose, que fornece energia para fugir/lugar, aumenta no sangue; a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam bombeando sangue aos músculos; o sistema imunológico diminui sua atuação pois fica em segundo plano; a digestão piora pois o sangue se direciona a outros órgãos mais apropriados para reagir; as pupilas dilatam; etc.

Nos casos mais graves, a pessoa pode ter um infarto, um acidente vascular cerebral (AVC) e, até mesmo, desenvolver um câncer.

O estresse é uma resposta evolucionária que, em poucas medidas, é benéfica. Em leves doses o estresse pode ser positivo se levar a mudanças necessárias à vida do indivíduo e a melhoras no ambiente de trabalho. O problema é que agora o agente estressor não é mais um urso que atacou a caverna, mas sim o chefe que grita, xinga e obriga que o relatório de 232 páginas seja entregue no dia seguinte às 8 horas da manhã. O corpo não vê a diferença e, após um período extenso preso nessa condição, acaba sofrendo as consequências do estresse prolongado.


Confira 7 maneiras de lidar com a pressão no trabalho.

  1. Organize a sua rotina. ...

  2. Identifique a fonte da pressão no trabalho. ...

  3. Saiba estabelecer limites e pedir ajuda. ...

  4. Evite levar problemas do trabalho para casa. ...

  5. Faça pausas durante o expediente. ...

  6. Seja transparente com a liderança. ...

  7. Identifique os gatilhos.


O que as empresas podem fazer para diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

  1. Ofereça um ambiente confortável. ...

  2. Crie uma agenda equilibrada. ...

  3. Incentive trabalhos em grupo. ...

  4. Melhore a comunicação. ...

  5. Mantenha uma boa alimentação. ...

  6. Proporcione momentos de descontração. ...

  7. Realize pesquisas de clima organizacional.

 
 
 
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